O projeto

Nos últimos 2 anos estivemos em turnê pelo Brasil e Paraná pra divulgar o álbum “Próximo”, produzido pelo carioca Pedro Luís. Fizemos muitos shows, mas 3 deles foram muito, muito especiais: um grande show em Curitiba, com Pedro Luís dividindo o palco com a gente; um show em São Paulo com o genial do Mauricio Pereira e ainda outro no Rio de Janeiro, com o grande João Cavalcanti e o nosso querido Alexandre Nero – que aliás, já foi integrante do FATO por nada menos que 10 anos! 🙂

Esses 3 shows (delícia!) foram registrados profissionalmente em áudio e vídeo Full HD (3 a 6 câmeras), sendo que essa parte da produção foi custeada com as nossas economias “suadinhas”… pois a gente entendeu que esses encontros, de tão ímpares e bonitos que foram, precisavam ficar eternizados e se transformar num DVD. O que está faltando agora pra gente são recursos para pra finalizar esse belo trabalho!

Dá uma espiada nesse teaser pra ter uma ideia da qualidade do material:

Para que este nosso projeto se concretize, estamos convidando vocês pra fazerem parte dessa construção coletiva e bonita! 🙂

Mais infos sobre o projeto

Nessa turnê a nossa proposta foi “interferir” nas composições dos convidados fazendo arranjos que incluíssem nelas a sonoridade dos tamancos e/ou ‘tamancalha’ (saiba mais abaixo, depois da ficha técnica). Assim, um pouco do nosso “sotaque” marcou presença nas músicas de autores de outras praias… e nós e o público que foi aos shows adoramos o resultado!

A seguir, a ficha técnica do show pra vocês conhecerem a equipe de FERAS que participou desta montagem incrível. Vejam só:

Ficha Técnica: DVD Turnê FATO & convidados (nome provisório)

:: Artistas convidados: Pedro Luís, Mauricio Pereira, João Cavalcanti, Alexandre Nero

:: Direção e Edição de vídeo: Luciano Coelho

:: Direção de fotografia e câmeras: Elisandro Dalcin

:: Engenheiro de som e gravação: Valderval ‘Ofilio’

:: Concepção cênica e direção do show: Luiz Felipe Leprevost

:: Iluminação: Beto Bruel

:: Figurinos: Alexandre Linhares

:: Maquiagem: Thifany Faria

:: Arranjos: Grupo FATO

:: Edição e montagem de samplers e programações: Ulisses Galetto

:: Programação visual: Zeh Henrique Rodrigues

:: Fotografias (nos extras do DVD):

=>SHOWS CURITIBA: Lyrian Oliveira, Vinicius Grosbelli, Priscila Friedler, Marcelo Almeida;

=>SHOW SÃO PAULO: Chris Rufatto;

=> SHOW RIO DE JANEIRO: Alice Venturi.

:: Produção executiva: Grace Torres, Ulisses Galetto e Aline Valente Lobo

:: Realização: OQ Produções

E quem somos nós?

Somos o FATO, grupo musical de Curitiba (PR), que já há duas décadas se dedica a divulgar a produção de diversos compositores, buscando uma identidade musical peculiar. A gente aproveita influências da grande mistura de imigrantes e nativos que ocorreu aqui pelo sul do Brasil e combina do nosso jeito esse montão de sonoridades com influências e sotaques do Brasil e do mundo. Com o tempo, a gente foi se aprofundando nas coisas que estão mais perto de nós e descobrimos os encantos do fandango paranaense e dos seus tamancos de madeira, que permitem aos fandangueiros (e a nós!) fazer percussão também com os pés, enriquecendo muito os arranjos das músicas e a dinâmica dos nossos shows.

Outra coisa totalmente original que o FATO acabou desenvolvendo ao longo dos anos foi a TAMANCALHA (veja a foto acima), que é um instrumento inventado pelo Ze Loureiro Neto: uma “maquininha” que faz com que seja possível “tocar tamancos” também com as mãos… Ainda não viu? O DVD que pretendemos finalizar com este financiamento colaborativo vai mostrar tudo em detalhes!

Olha aí o Grupo FATO (da esquerda para a direita): Sérgio Monteiro Freire (guitarra, saxofones, voz, percussão) Priscila Graciano (percussão, bateria, voz) Daniel Fagundes (voz, violão, guitarra, percussão) Grace Torres (teclados, voz, percussão e Ulisses Galetto (baixo, violão, voz, percussão).

Orçamento

Nosso objetivo é mixar e masterizar o áudio, editar as imagens, fazer os tratamentos de imagem e de cor, traduzir as letras e aplicar as legendas, produzir a arte para a capa e prensar os DVDs. Vamos precisar pagar por alguns direitos autorais e também algumas taxas da ANCINE para que o material possa ser veiculado em TVs. Também temos que produzir, embalar e enviar as recompensas prometidas! Para custear tudo isso e pagar os 13% de taxas do Catarse, serão necessários R$ 33.675,00.

Veja no gráfico abaixo a distribuição desses custos pra você entender melhor o contexto desse orçamento:

Agora vamos aos esclarecimentos para que o nosso convite fique bem explicadinho:

COMO FUNCIONA: O Catarse.me é uma grande plataforma colaborativa que democratiza a captação de recursos para projetos independentes. Para participar e se transformar num patrocinador da cultura é simples: você decide com quanto deseja colaborar, faz o cadastro, que é rápido (ou entra com o login do Facebook), e escolhe a opção de pagamento. É fácil e seguro, desde 2011. 🙂

TUDO OU NADA: O projeto só se viabilizará se pelo menos R$ 33.675,00 forem arrecadados. Neste sistema, que é super bem bolado e administrado com lisura pelo Catarse.me, o valor arrecadado só é transferido ao Grupo FATO se for atingido integralmente. Se o total não for captado, o projeto não se realiza e todos recebem o dinheiro de volta ou tem a opção de reaplicar em algum outro projeto da plataforma Catarse.me.

PARA QUE O DINHEIRO SERÁ USADO? Como conseguimos alguns serviços “na faixa” (mixagem, gravações adicionais e traduções) como colaboração ao nosso projeto, vamos usar o dinheiro arrecadado para: – Masterização de áudio em 5.1 e 2.0 – Edição de vídeo – Tratamentos de imagem e de cor – Efeitos e vinhetas necessários – Legendagem – Autoração do DVD – Arte da capa e contracapa –Prensagem industrial – Produção, embalagens e envios das recompensas – Taxas do Catarse (13%).

VOCÊ GANHA APOIANDO ESTE PROJETO! Ao fazer parte desta história, você também ganha recompensas bem legais: Dê uma olhada ao lado e escolha a sua!

Para quem preferir simplesmente apoiar o projeto pelo ‘amor à arte’, há a possibilidade de optar por não receber nenhuma recompensa. E pra quem não gosta muito de aparecer, também é possível permanecer anônimo.

SOBRE AS RECOMPENSAS: Entregas via Correios em encomenda simples – válida apenas para território nacional. Se o incentivador residir em Curitiba, há a possibilidade de entrega em mãos por um integrante do FATO com abraços e sorrisos gratos!

NOSSO COMPROMISSO: Através de comunicações em nossas redes sociais, que podem ser acessadas a partir do nosso site ( www.fato.org ), ou simplesmente procurando nas redes por @grupofato, você vai poder acompanhar o andamento deste projeto.

NOSSA PRESENÇA NA WEB: @grupofato (no Facebook, Instagram e Twitter)

Nossa música está em todas as plataformas virtuais (Spotify, Soundcloud, Deezer, AppleMusic, etc). É só procurar por “Grupo FATO” 😉

Veja aqui uma playlist de vídeos pra você conhecer o Grupo FATO!

Para saber mais, ouvir as músicas de nossos 7 CDs, ver fotos, matérias publicadas na imprensa, etc., acesse o nosso site e divirta-se! www.fato.org

Acompanhe também nosso canal público no Telegram: @fatodvd ou www.telegram.me/fatodvd

CONTATO: oqproducoes@gmail.com ou através nossa página no Facebook www.facebook.com/grupofato

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente e pergunte o que quiser! 👍

https://www.catarse.me/pt/fatodvd

Arriba! 💗