Colunistas • Por Michelli Duje

“Me preocupo e sofro com as coisas do dia a dia” / Descubra como não gastar energia com o que não vale a pena

Muitas vezes a pessoa gasta suas energias com situações ou alguém que não vale a pena. Fica preocupada com questões que não dependem dela ou ainda que não aconteceram e talvez nem aconteçam, remoendo pensamentos que não a acrescenta em nada de positivo. Ao agir dessa forma, sente irritação, tristeza ou angustia, perdendo a oportunidade de investir em algo bom e produtivo para sua vida.
É comum que essa pessoa frequentemente leve os acontecimentos de sua vida muito a “ferro e fogo”, ou seja, de forma mais “pesada” e tensa. Ela perde o seu tempo sofrendo por coisas que não precisa. Sacrifica o seu bem estar olhando para a direção errada. Em vez de olhar para a solução ou como poderia melhorar, foca no problema (que na verdade, às vezes nem existe), não conseguindo sair desse ciclo vicioso de negativismo.
É inevitável, sempre haverá problemas, gente difícil de se relacionar ou mágoas e traumas para superar, mas isso não quer dizer que a pessoa precise gastar toda a sua energia com essas questões. É preciso buscar lidar de uma forma mais leve. Encontrar formas de administrar e enfrentar esses conflitos sem que eles dominem as emoções e a mente da pessoa.
Por isso é importante entender o que causa esse desgaste emocional. Refletir é um bom começo:

  • Que diferença isso faz na sua vida? Essa situação ou pessoa com quem você está gastando energia pode te ajudar em algo? O que ela representa para você?
  • Por que você se esforça, investe e insiste em alguém, em pensamentos ou comportamentos que não te faz bem? Será que isso tem relação com a sua história de vida? O que é seu nisso tudo?
  • Por mais estranho que a pergunta possa parecer, pense: será que você tem algum tipo de ganho se dedicando a essa situação? (por exemplo: Ser vítima da situação, e assim receber algum tipo de atenção. Ou então não ter que olhar para os problemas que dizem respeito a você, ao seu comportamento…)

A pessoa vai se desgastar muito se ficar constantemente remoendo sentimentos negativos. Isso a paralisa e a deixa sem forças para lutar por aquilo que realmente vale a pena. Por isso é fundamental entender o que causa isso, para assim interromper essa auto-sabotagem e aprender com esses conflitos.
É preciso recarregar as energias, usar o seu tempo para aquilo que possa te fazer bem, que possa te ajudar a superar suas limitações ou lidar com elas de forma mais assertiva. É fundamental saber diferenciar e reconhecer quando É ou NÃO É interessante se preocupar ou se esforçar por algo. Um jeito de perceber isso é avaliando a qualidade de seus pensamentos, das suas relações e dos seus comportamentos diante dos conflitos.
Que tal gastar energia consigo mesmo, com aquilo que te faz bem! Quando a pessoa se consome e fica sem energia desnecessariamente, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.
 


Michelli Duje é Psicóloga, Colaboradora de Conteúdo e Colunista oficial do website da rádio 91 Rock. Apresentando artigos sobre comportamento que podem ajudar em relações pessoais e ambientes corporativos. Michelli também possui seu Blog oficial, onde podem ser encontrados mais artigos e dicas interessantes, ajudando você em algumas destas situações.
Todos os textos e artigos publicados na Seção “Colunistas” são de responsabilidade de seus respectivos autores. Nenhum destes textos ou artigos refletem, obrigatoriamente, a opinião da rádio 91 Rock.