Colunistas • Por Michelli Duje

Por que alguns casais ficam no vai e vem? / Superar os conflitos ou terminar a relação de vez

Numa relação amorosa, o casal precisa buscar resolver os conflitos para se fortalecerem e criarem maior intimidade, união e cumplicidade. O casal que se separa e volta várias vezes ficam paralisados nesse vai e vem, deixando de aprender a lidar com os problemas, tendo dificuldade para construírem uma relação mais saudável. Eles precisam entender o que tem gerado essas crises:

  • O que acontece que desencadeia essas separações e retomadas da relação? São em determinadas épocas ou situações? Essas idas e vindas tem qual a motivo / qual objetivo?
  • Será que ocorre quando o casal passa a fazer planos? Quando a relação se torna mais séria? De alguma forma essa ruptura serve para evitar novos combinados ou compromissos?
  • Essas separações são para evitar agressões ou enfrentamento de problemas? Existe muita dificuldade em lidarem com os conflitos?
  • O que tem de “bom” para quererem continuar e retomarem a relação? Qual a motivação de cada um?

Essas idas e vindas podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo:

  • O que rompe age de forma impulsiva, termina sem pensar e sem refletir sobre a decisão (é comum em casais mais jovens).
  • Por disputa de poder ou por vingança se separam (mas na verdade não queriam a separação).
  • Terminam por dificuldade na comunicação ou por uma situação de estresse como conflito no trabalho, doença, criação dos filhos.
  • A pessoa se sente invadida ao dividir a sua vida com o companheiro. Ela acredita que perderá a sua independência e individualidade (é paradoxal, pois ela deseja estar com o parceiro, mas tem medo de perder sua identidade).

É fundamental trazer para a consciência essas questões, pois elas podem ser o ponto de partida para poderem resolver os conflitos e conseguirem superar as dificuldades, ou então para entenderem que não vale a pena continuar insistindo na relação, terminando de uma forma menos agressiva e dolorosa.
Para algumas pessoas é difícil terminar um relacionamento porque: tem medo da solidão; querem alguém para preencher “o seu vazio”; sentem fracassadas por acreditarem que para ser felizes ou bem sucedidas precisam estar com o “status” de casadas ou namorando; há aqueles que se assustam com mudanças e não querem reavaliar a sua vida.
Faz parte da relação ter altos e baixos… mas se toda vez que ocorrer situações difíceis o casal se separar e depois voltar, dessa forma eles terão grande dificuldade para superarem os problemas. É necessário aprenderem a enfrentar os obstáculos juntos, para retomarem a confiança na relação. Até para se separarem de fato é significativo essas reflexões, é preciso que a pessoa reflita e tenha tempo para processar e amadurecer a ideia de que “acabou”.
É interessante perceberem o que já tentaram para resolverem os conflitos, o que deu certo e o que não deu certo. O casal precisa estar disposto a focarem nas soluções, libertando-se das magoas e medos para darem chance ao entendimento ou ao fim da relação. Quando não conseguem isso sozinhos, é importante o acompanhamento com o psicólogo.
 


Michelli Duje é Psicóloga, Colaboradora de Conteúdo e Colunista oficial do website da rádio 91 Rock. Apresentando artigos sobre comportamento que podem ajudar em relações pessoais e ambientes corporativos. Michelli também possui seu Blog oficial, onde podem ser encontrados mais artigos e dicas interessantes, ajudando você em algumas destas situações.
Todos os textos e artigos publicados na Seção “Colunistas” são de responsabilidade de seus respectivos autores. Nenhum destes textos ou artigos refletem, obrigatoriamente, a opinião da rádio 91 Rock.