Da Redação / por Eliandro Santana
Numa típica gelada noite Curitibana o público compareceu em excelente número ao Teatro Positivo para conferir a apresentação dos Australianos do MIDNIGHT OIL, e sua “The Great Circle 2017 World Tour”, a primeira turnê do grupo em 15 anos.
 

© Celso Alexandre Kruger


 
Pontualmente no horário previsto das 21h15, o grupo que marcou época nos anos 80, chegou com “King of the Mountain”, do álbum “Blue Sky Mining”, de 1990 um som digamos meio frio para uma abertura. Talvez “Stars of Warburton”, a segunda do set, daria gás necessário, como o fez.
O vocalista Peter Garrett demonstrou estar com o “gogó” afiado, e sua performance bastante excêntrica roubou a cena, além do visual meio Lex Luthor com um misto de estilista e cientista maluco. Arriscando em vários momentos o português, ele anunciou o primeiro grande momento do show, com “Truganini” que fez o público finalmente levantar das poltronas.
O curioso foi que quando do início do show havia muitos lugares vagos, porém com aproximadamente 20 minutos de apresentação o Teatro estava completamente lotado, tendo inclusive inúmeras pessoas em pé.
 

© Celso Alexandre Kruger


 
Novamente em português, Garrett anunciou a música que afirmava que a guerra é “estupída”, e “When the Generals Talk”, veio seguida de “Luritja Way”, com o batera Rob Hirst nos vocais. O detalhe é que ambas foram executadas numa versão semiacústica.
O momento para acender isqueiros (ops, estamos num teatro!), quer dizer de acompanhar com palmas foi na intimista “Arctic World”.
Aos primeiros acordes de “The Dead Heart”, o até ali contido público se animou pra valer. Mas o melhor estava por vir, com o grande hit da noite, que aliás, não poderia ser outro que não “Beds Are Burning”, que fez boa parte dos presentes voltarem no tempo.
 

© Celso Alexandre Kruger


 
A gaita de boca anunciava que “Blue Sky Mine” estava chegando, naquele momento ninguém ficava mais sentado, até porque uma sequência como esta foi pra “extraviar chinelo de dedos”, como dizem os gaúchos.
Após “Forgotten Years”, uma breve pausa para o fechamento, que veio em sequência: “Redneck Wonderland”, “Say Your Prayers” (com Lex, Peter digo, indo pra galera literalmente) e “Dreamworld”.
“Obrigado por esperar todo esse tempo”, assim agradeceu Garrett ao público que certamente foi pra casa extremamente satisfeito com a apresentação. E que a próxima visita do Midnight Oil ao Brasil não leve tanto tempo para acontecer!
 

© Celso Alexandre Kruger


 
 
SET LIST
1.King of the Mountain
2.Stars of Warburton
3.Tone Poem
4.Truganini
5.In the Valley
6.Put Down That Weapon
7.Earth and Sun and Moon
8.When the Generals Talk
9.Luritja Way
10.Power and the Passion
11.Bullroarer
12.Arctic World
13.Warakurna
14.The Dead Heart
15.Beds Are Burning
16.Forgotten Years
17.Blue Sky Mine
Encore:
18.Redneck Wonderland
19.Say Your Prayers
20.Dreamworld