Após uma série de shows na Europa o grupo paulista Armored Dawn segue trabalhando muito e com a agenda cheia na divulgação de “Barbarians in Black”, segundo e mais recente trabalho da banda, lançado mundialmente no dia 23 de fevereiro de 2018, pela AFM Records.

Entre os diversos compromissos, o grupo fez o show de abertura para a banda Saxon no dia 03 de maio, no Tropical Butantã, em São Paulo. A equipe da 91 ROCK esteve presente no evento e pôde presenciar a excelente receptividade do grande público com o grupo.
A galera que ainda não conhecia o Viking Metal do grupo se surpreendeu com o som e claro, com a presença de palco do sexteto.
Conversamos com o guitarrista Tiago de Moura, que comentou sobre a turnê europeia, novos shows, o álbum “Barbarians in Black” e mais. Confira abaixo como foi o bate-papo!

91 ROCK entrevista o Armored Dawn

91 ROCK: Primeiramente, a agenda de vocês está bastante agitada nos últimos meses com a divulgação de “Barbarians in Black” e o set é baseado nessas novas composições. Como vem sendo a repercussão do novo material?

TIAGO MOURA: A repercussão do novo álbum vem sendo ótima, não só no Brasil, mas como na Europa e pudemos perceber isso na nossa última tour com o Saxon, Por isso da escolha do set ao vivo ser voltado para esse álbum, mas pretendemos voltar em breve a tocar músicas do “Power of Warrior” também.

91 ROCK: Com relação à “Power of Warrior” o novo disco “Barbarians in Black” apresenta uma sonoridade diferente e mais intensa, o que difere o processo de produção, composição e gravação dos dois trabalhos?

TIAGO MOURA: Foram produções bem distintas, no “Power of Warrior” buscamos algo mais vintage, baseados nas bandas dos anos 70, gravação em poucos takes, adições de hammond, e toda produção mais “Old School” do Tommy Hansen, já no “Barbarians…”, queríamos deixar o som mais pesado, e nada melhor que produtores americanos para deixar nosso som mais modernos, mas não abrimos mão das influências de grandes bandas como Sabbath, Dio, etc.

91 ROCK: A Banda esteve recentemente, entre outros grandes eventos, um deles no festival Abril Pró Rock, em Recife, e por ultimo abrindo para o Saxon em São Paulo, qual impressão a Banda teve nessas duas noites?

TIAGO MOURA: Foram shows bem diferentes, pois nunca havíamos tocado em Recife, e a recepção foi incrível, fora que tocar em um grande palco como desse festival foi uma experiência fantástica, talvez tenha sido o maior palco que enfrentamos até agora, e curtimos muito tocar em palcos pequenos também, onde a intimidade com o público é ainda maior.
Já com o Saxon, foi bem legal também por já termos feito uma série de shows com eles pela Europa, por ser em São Paulo, nosso fã-clube daqui compareceu em peso também.

91 ROCK: E o público Europeu, como foi a recepção ao som do Armored Dawn?
TIAGO MOURA: No começo tínhamos um pouco de receio de como seria a recepção, principalmente por nosso som ser mais moderno e mais pesado que o do Saxon, mas o público realmente curtiu, isso refletiu muito no nosso merchandising, e a galera no final vinha tirar foto com a gente, fizemos grandes amizades acima de tudo. Percebemos que quão mais diferente da banda principal você é, mais atenção chama do público.

91 ROCK: Uma questão que impressiona é com relação aos vídeos, os clipes de “Viking Soul”, “Sail Away” e por último “Bloodstone” mostram um trabalho impecável de produção. Como foram as três produções?

TIAGO MOURA: O clipe da “Viking…” foi feito por uma produtora da Califórnia, talvez teve a maior produção que já vimos, em termos de estrutura, tinha literalmente um caminhão de coisas…(risos), já os clipes do álbum novo, foram produzidos pelo nosso amigo Micka da Ideia House, e conseguimos fazer coisas bem bacanas com uma produção bem menor, isso é muito legal, poder trabalhar com pessoas criativas, que conseguem extrair o melhor!! Temos mais alguns clipes engatilhados pra sair, apostamos muito nos nossos vídeos, que é onde atinge maior parte do público que ainda não conhecemos.

91 ROCK: A banda é formada por músicos de diferentes formações, ou mesmo, com carreiras um tanto distintas. Como se deu a junção dos seis membros e hoje como fazem para conciliar as agendas? Pode se dizer que o ARMORED DAWN é a prioridade de todos?

TIAGO MOURA: Com certeza é a prioridade, todos exercem trabalhos paralelos, dentro e fora da música, mas quando pinta um show ou um compromisso, largamos tudo o que estamos fazendo.
Alguns da banda se conhecem de longa data, como o Rodrigo e o Fernando, o Rafael e o Timo, nos consideramos como uma família, até porque passamos muito mais tempo juntos do que com nossas famílias em casa…(risos)

91 ROCK: Como está a agenda de shows da banda para a sequência deste ano?
TIAGO MOURA: Temos mais algumas turnês em vista em outros países, estamos muito ansiosos em tocar onde nunca tocamos, até mesmo em lugares um pouco mais longínquos do Brasil, como Foz do Iguaçu, vamos fazer um show lá, e estamos muito ansiosos pra isso.

91 ROCK: Por fim, deixa um recado para os ouvintes e seguidores da 91 ROCK e os fãs da banda no Paraná.

TIAGO MOURA: Agradecemos demais todo apoio que a rádio tem nos dado, e nossos fãs do Paraná são incríveis, já temos uma sede do fã-clube lá também, com certeza já é nossa segunda casa…
Vejo todos vocês nos shows.

A entrevista foi realizada pelo apresentador do Rock’N’Roll Station Eliandro Santana e você confere abaixo fotos do show do Armored Dawn no Tropical Butantã, em São Paulo:

 

Fotos: Reprodução / Divulgação

Ouça a 91 ROCK

Acompanhe a programação da 91 ROCK e curta o som do Armored Dawn. Acesse o player na página inicial aqui do site ou baixe o nosso aplicativo, disponível para Android e iOS.