Aerosmith

O Aerosmith é uma banda norte-americana, formada na cidade de Boston, em 1970. Tocando um Hard Rock com fortes influências de blues, o quinteto logo conseguiu assinar um contrato com a Columbia Records, com a qual lançaram seu primeiro disco, Get Your Wings, de 1973. O Aerosmith, apesar de algumas mudanças na formação, atualmente conta com os mesmo músicos do álbum de estréia.

O Aerosmith é a banda de rock americana que mais vendeu discos em toda a história, com mais de 150 milhões de álbuns em todo mundo. Eles também detêm o recorde do maior número de discos de ouro e multi-platina. Um dos maiores reconhecimentos de sua carreira aconteceu em 2001, quando foram eternizados no Rock And Roll Hall Of Fame.

No final dos anos 70, o Aerosmith estava entre as bandas mais populares do mundo, mas problemas com drogas e conflitos internos resultaram na saída dos guitarristas Joe Perry e Brad Whitford. A banda só recuperou seu prestígio em 87, com o disco Permanent Vacation, momento em que se livraram dos vícios. Desde então, o grupo se manteve sempre em evidência.

O mais recente trabalho do Aerosmith é Music From Another Dimension, lançado em novembro último. Este é o primeiro álbum de inéditas da banda desde Just Push Play, de 2001. Para celebrar o lançamento do disco, eles se apresentaram em sua cidade natal, Boston, na frente do prédio em que moravam quando fundaram o grupo.

Um dos trabalhos mais inspirados do Aerosmith é o disco Pump, de 1989, que fez a banda entrar na década de 90 com força total, no que viria a ser o auge de sua carreira. Este álbum teve 3 músicas no Top 10 Americano, chegando à marca de 9 milhões de discos vendidos. O seguinte, Get A Grip, vendeu ainda mais, 12 milhões de cópias. Nesta época, o Aerosmith fez suas primeiras apresentações no Brasil, em São Paulo e Rio De Janeiro.

Com o álbum de 1987 Permanent Vacation, e o de 89, Pump, o Aerosmith surpreendeu a industria fonográfica e se reafirmaram na elite do rock n roll com seus singles Love in an Elevator, e Janes Got a Gun sucessos marcantes ate 93.

Com o lançamento de Get a Grip carregado de hits como “Livin on The Edge”, “Cryin” e “Amazing”, a banda tocou exaustivamente nas rádios e na Mtv.

O ano de 1998 foi conturbado para a banda Aerosmith, Steven Tyler vocalista do grupo rompeu seus ligamentos durante um show no Alasca, e Joey Kramer acidentalmente viu sua Ferrari explodir em um posto de gasolina, causando queimaduras de terceiro grau por todo o corpo e forçando a banda a cancelar a turnê.

Mas nem isso foi o bastante para parar o fenômeno do hardrock, que no mesmo ano gravou 4 das 14 musicas da trilha sonora de Armageddon, levando-os novamente para o topo das paradas com o hit “I Don´t Want To Miss A Thing”.

Os membros do Aerosmith, no início da carreira, antes do primeiro disco, moravam num apartamento juntos. A sala era o quarto do baixista Tom, e era onde ficava o piano. Ele conta que todos os dias acordava com “Uma estranha música em Fá que Steven insistia em tocar” e sobre a qual este dizia “Essa música ainda vai ser um sucesso” . A música era Dream On, sucesso arrebatador que ate hoje encabeça as paradas do rock.

Discografia

Álbuns de estúdio:

Aerosmith (1973)
Get Your Wings (1974)
Toys in the Attic (1975)
Rocks (1976)
Draw the Line (1977)
Night in the Ruts (1979)
Rock in a Hard Place (1982)
Done with Mirrors (1985)
Permanent Vacation (1987)
Pump (1989)
Get a Grip (1993)
Nine Lives (1997)
Just Push Play (2001)
Honkin´on Bobo (2004)
Music from Another Dimension! (2012)