Beatles

O Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido da história da música. Entre 1963 e 1970, o quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star lançou 13 trabalhos de estúdio, e estima-se que as vendas de seus discos tenha ultrapassado 1 bilhão de cópias.

O Beatles conseguiu atingir o estrelato a partir do lançamento do single Love Me Do, em 1963. Durante 3 anos, eles fizeram muitos shows, e em 66, focaram seus trabalhos no estúdio, o que aconteceu até o fim da carreira do quarteto, 4 anos depois. Durante este período, eles gravaram discos clássicos como Yellow Submarine e Let It Be.

Com o fim do Beatles, seus integrantes seguiram carreira solo, com destaque para Paul McCartney, que se manteve em alta com o grupo Wings, que liderava junto a sua esposa, Linda. John Lenon trabalhou com Yoko Ono durante a primeira metade da década de 70. 5 anos depois, lançou o disco Double Fantasy, em novembro, 1 mês antes de ser assassinado.

Atualmente apenas dois membros do Betales estão vivos: Paul McCartney e Ringo Star, que seguem gravando e fazendo turnês até os dias atuais, com visitas constantes ao Brasil. John Lennon foi assassinado no final de 1980 em Nova York, e George Harrison morreu em 2001, mais de 10 anos após ser diagnosticado com um câncer no pulmão.

A última apresentação da história do Beatles aconteceu em 1969, alguns meses antes do lançamento de Abbey Road, que chegou as lojas em setembro daquele ano. O concerto de 40 minutos, realizado no topo do prédio da Apple Corps, em Londres, foi interrompido devido a intervenção policial. Já com diversos conflitos internos, a banda resolveu encerrar suas atividades, mas não sem antes lançar um último trabalho de estúdio, Let It Be.