Billy Idol

O cantor Billy Idol, cujo nome completo é William Albert Michael Broad, começou sua carreira na década de 70, quando formou o Chelsea. A banda também contava com Tony James, que depois tocou em importantes grupos como o Sigue Sigue Sputinik e o Sisters Of Mercy. Os dois formaram o Generation X, que fez sucesso na Inglaterra em 79, mas teve vida curta. Logo depois, o cantor começou sua carreira solo, e lançou em 1982 o disco que leva seu nome, Billy Idol.

A carreira solo de Billy Idol foi marcada com sua parceria com o guitarrista Steve Stevens, que logo no primeiro disco rendeu o clássico Dancing With Myself. O segundo álbum, Rebel Yell, estourou com a faixa título, além da balada “Eyes Without a Face”, cujo clipe recebeu duas indicações ao MTV Video Music Awards. Seis das nove músicas do disco foram lançadas como singles, e o trabalho chegou ao 6º lugar das paradas americanas.

Após o grande sucesso na década de 80, o cantor Billy Idol finalmente veio ao Brasil em 1991, como uma das atrações do Rock In Rio 2, que aconteceu no Maracanã. Ele se apresentou dia 19 de Janeiro, e no dia seguinte repetiu a dose, pois foi escalado de última hora para substituir o ex-Led Zeppelin Robert Plant, que cancelou sua presença por causa da guerra do Golfo. Dois anos depois, chegou as lojas Cyberpunk, o último trabalho de Billy Idol na década.

Após 12 anos sem gravar, Billy Idol lançou em 2005 o disco Devil’s Playground, novamente com o guitarrista Steve Stevens. Também participou das gravações o baterista Brian Tichy, que já havia tocado com Ozzy Osbourne. No ano seguinte, o cantor registra “Happy Holidays”, um disco com releituras de músicas natalinas, além de algumas composições inéditas. Após soltar uma coleânea em 2008, Billy Idol saiu em turnê com o grupo de Hard Rock Def Leppard.

Além da coletânea Idolize Yourself, que vinha com as inéditas “John Wayne” and “New Future Weapon”, o mais recente disco de Billy Idol é o ao vivo In Super Overdrive Live, gravado em um show realizado nos Estados Unidos em 2009, para o programa televisivo Soundstage. Atualmente, o cantor está em estúdio trabalhando em um novo disco junto ao produtor Trevor Horn e ao tecladista do Yes, Geoff Downes.