Chuck Berry

O músico Charles Edward Anderson Berry, conhecico mundialmente como Chuck Berry, é um guitarrista e cantor americano, considerado o inventor do Rock And Roll. Ele foi considerado o 5º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e mesmo com 87 anos, continua fazendo shows regularmente. Seu primeiro disco de estúdio foi After School Sessions, de 1957.

O guitarrista Chuck Berry lançou seu primeiro álbum em 1957, e em pouco mais de 20 anos, ele gravou outros 18 discos. Em 1979, chegou as lojas “Rock It”, que é seu último disco completo de músicas inéditas. Desde então, foram lançados apenas discos ao vivo e coletâneas diversas. Na época, Chuck Berry foi condenado a 4 meses de prisão, por sonegação de impostos.

Em 1986, Chuck Berry ganhou uma festa especial para celebrar seu aniversário de 60 anos. Organizada pelo guitarrista do Rolling Stones, Keith Richards, o evento foi gravado e depois lançado com o nome Hail Hail Rock N´Roll. O documentário mostra Chuck Berry de outras lendas como Eric Clapton e Robert Cray, além do próprio Keith Richards.

Um dos maiores sucessos de Chuck Berry, Jhonny B. Goode, foi escolhida para ser enviada ao espaço nas naves Voyager 1 e 2. A música é um dos registros de sons humanos mandados na missão, e é a única representante do Rock And Roll no projeto. A composição, uma das mais famosas do estilo, já foi regravada por quase 100 artistas de todo o mundo, incluindo bandas como Judas Priest, Aerosmith Beatles e Jhonny Rivers.

Entre as influências de Chuck Berry estão nomes como Nat King Cole e Muddy Waters, que o apresentou ao dono da gravadora Chess. A maioria de suas gravações mais famosas foram lançadas pela Chess Records, junto ao pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below. Apesar da boa relação com a gravadora, Berry também lançou trabalhos pela Mercury e pela Atco.