Eric Clapton

A primeira banda que Eric Clapton integrou foi o Rooster, em 1962. Poucos meses depois, entrou no Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. Com a mudança no direcionamento musical do grupo, Clapton decide sair, e em 1966, formou o Cream, com Jack Bruce e Ginger Baker.

Eric Patrick Clapton é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slowhand, foi considerado o segundo melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone. Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Após passar por grandes grupos como Yardbirds e Cream, Eric Clapton começou em 1970 uma bem sucedida carreira solo, com a qual segue até os dias atuais.

O Cream foi uma banda de blues-rock do Reino Unido formada pelo guitarrista Eric Clapton, pelo baixista Jack Bruce e pelo baterista Ginger Baker. O seu som é um híbrido de blues, hard rock e rock psicodélico, combinando a técnica apurada de Clapton na guitarra com a poderosa voz e intenso baixo de Jack Bruce e a influência de jazz do baterista Ginger Baker. Wheels of Fire foi o primeiro disco duplo a receber o certificado de platina de vendas no mundo.

Um dos momentos mais marcantes da carreira de Eric Clapton foi a banda Cream, com a qual lançou apenas 4 discos. Mesmo durando pouco tempo, o grupo foi nomeado no Hall da Fama do Rock And Roll, em, 1993. Na ocasião, os membros originais do Cream se reuniram para uma apresentação de 3 músicas. Em 2005, houve uma nova reunião para mais alguns shows, e desde então a banda está inativa.

Eric Clapton lançará este ano seu novo trabalho de estúdio, chamado Old Socks, onde fará releituras de 10 de suas músicas favoritas, indo do Blues até o Reggae, contando com a participação de vários amigos, como Paul McCartney.