Fleetwood Mac

O Fleetwood Mac foi formado em 1967, quando o guitarrista Peter Green e o baixista John McVie deixaram o John Mayall & the Bluesbreakers para formar seu próprio grupo. A formação completou-se com o vocalista e guitarrista Jeremy Spencer e o baterista Mick Fleetwood. Baseado na Califórnia desde os anos 70, o grupo já teve diversas formações, a mais famosa delas depois da entrada de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham em 1974. Com a dupla, lançaram em 1976 o disco Rumours, o maior sucesso comercial do Fleetwood Mac.

Em mais de 45 anos de carreira, o Fleetwood Mac já lançou 17 álbuns, que totalizam mais de 100 milhões de cópias comercializadas. O clássico Rumours, de 1976, foi o mais vendido da banda, atingindo a marca de 40 milhões de discos. Neste ano, o Fleetwood Mac relançou o trabalho, para celebrar os 35 anos do álbum, e em abril, disponibilizou “Extended Play”, com algumas composições inéditas.

O Fleetwood Mac começou suas atividades em 1967, liderado por Peter Green, que algum tempo depois, deixou a banda por questões pessoais. Após algum tempo parado, o grupo voltou a ativa, com o disco Kiln House, que abriu as portas do mercado americano para a banda. Na turnê pelo Estados Unidos, o guitarrista Jeremy Spencer sumiu em Los Angeles, sendo encontrado uma semana depois em uma seita religiosa, o que também causou a saída do músico do Fleetwood Mac.

Após a saída de Peter Green e Jeremy Spencer, o Fleetwood Mac enfrentou mais um problema, quando o empresário Clifford Davis reuniu músicos que nunca haviam tocado no grupo e nomeou a formação como Fleetwood Mac. A banda abriu um processo contra o empresário, recuperando os direitos sobre o nome. Após a questão ser resolvida, a banda lançou “Heroes Are Hard To Find”, o último antes da entrada de Lindsey Buckingham e Stevie Nicks.

O Fleetwood Mac começou em 2013 sua atual turnê, mesmo sem ter um novo disco para divulgar. Nos primeiros 48 shows, que aconteceram entre os meses de abril e julho, a banda se apresentou para mais de 500 mil pessoas, com uma renda de 58 milhões de dólares. A vocalista Stevie Nicks declarou que o grupo entraria em estúdio em fevereiro, mas a banda oficialmente não confirma se tem planos de gravar um novo disco. O último lançamento do Fleetwood Mac é Say You Will, que chegou as lojas em 2003.