Foo Fighters

A história do Foo Fighters está centralizada na figura de Dave Grohl e começa muito antes da formação da banda, que só foi acontecer depois da finalização do álbum de estréia.

Dave antes de chegar a montar os Foo Fighters, deu inicio a sua carreira no meio da cena Punk de Washignton, e passou por bandas que fizeram historia no meio Punk/Hardcore até tomar a difícil escolha de largar uma banda promissora para entrar de cabeça em um projeto de uns desconhecidos de Seattle, esses desconhecidos eram o Kurt Cobain e Krist Novoselic, e esse trio seriam os Nirvana.

Abalado pela Morte de Kurt Cobain, Dave Grohl ficou perdido sem saber o que fazer com o fim do Nirvana. Sua vontade de tocar se foi e ele decidiu aposentar-se da música, mas amigos da cena Grunge de Seattle o levantaram e incentivaram a voltar a tocar e compor.

E foi isso que ele fez, gravou sozinho um EP com música que mais para frente originariam nada mais nada menos que o Foo Fighters.

Com musicas gravadas e a ideia de tocar por amor ao rock, Dave Grohl se uniu a ex integrantes do Sunny Day Real State e o ex integrante do Nirvana para montar aquela que um dia seria a maior banda do mundo, os Foo Fighters.

Lançaram o álbum Foo Fighters em 1995 fazendo shows modestos em pequenos clubes. Assinaram em 1996 um contrato com uma grande gravadora e relançaram seu álbum que foi um grande sucesso vendendo mais de 1 milhão de copias e os levando a uma turnê por quase todo mundo.

O nome Foo Fighters surgiu a partir de um fenômeno que ocorreu durante a segunda guerra mundial, onde foram vistos pontos brilhantes não identificados no campo aéreo francês.

Mas Dave Grohl e sua trupe não ficaram apenas como luzes desconhecidas e marcaram seu nome e sua música na história do rock.

O Foo Fighters já passou por diversas formações até se encontrar nessa atual que se consagrou como a melhor banda do mundo ao lotar duas noites do estadio Wembley em Londres e com o meteórico sucesso de seu ultimo álbum Wasting Light.

Em recente passagem pelo Brasil o grupo esgotou os ingressos para o primeiro dia do festival Lollapalooza, e assim comprovaram para o público do Brasil o porque de serem os maiores do mundo, com uma apresentação eletrizante e com muita emoção.

O apresentador do Late Show, David Letterman, é fã do Foo Fighters. Em abril deste ano, Letterman contou que a música “Everlong” foi muito importante em sua vida na época em que quase morreu, ao passar por uma cirurgia do coração, no ano 2000. Emocionado, ele agradeceu à banda.

 

Discografia

Álbuns de estúdio:

1995 – Foo Fighters
1997 – The Colour and the Shape
1999 – There Is Nothing Left to Lose
2002 – One by One
2005 – In Your Honor
2007 – Echoes, Silence, Patience and Grace
2011 – Wasting Light