Iggy Pop

A carreira de Iggy Pop começou na década de 60, quando ele se tornou baterista da banda The Iguanas, criada quando ainda estava na escola. Alguns anos mais tarde, formou o The Stooges, com a qual lançou três discos em pouco menos de 4 anos. Após o fim da banda, Iggy Pop começou uma sólida carreira solo, iniciada pelos discos The Idiot e Lust For Life, que foram frutos da parceria do cantor com David Bowie.

A carreira solo de Iggy Pop começou após o fim do The Stooges, em 1976. Um ano depois, chegava as lojas a estréia do cantor, The Idiot, nome inspirado no livro O Idiota, de Dostoiéviski. O trabalho conta com a música “China Girl”, regravada por David Bowie em seu disco solo, Let’s Dance, de 1983. A parceria entre os dois ainda rendeu mais um trabalho, Lust For Life, que também saiu em 1977.

O cantor Iggy Pop se tornou conhecido através de seu trabalho com o The Stooges, formado em 1967, banda com a qual gravou três discos de estúdio, além do ao vivo Metallica K.O., lançado dois anos depois do fim do grupo. Após quase trinta anos, em 2003, foi anunciado o retorno do The Stooges, que registrou algumas faixas no disco solo de Iggy Pop, Skull Ring. Antes de gravarem seu primeiro disco oficial após o retorno, o The Stooges se apresentou pela primeira vez no Brasil em 2005. The Weirdness chegou as lojas dois anos mais tarde.

A primeira vinda de Iggy Pop ao Brasil aconteceu em 1988, quando se apresentou no Projeto SP, na turnê de divulgação do disco Instinct. As outras duas visitas do cantor ao país aconteceram junto ao The Stooges, nos anos de 2005 e 2009, sempre participando de festivais. Junto com o retorno da banda, veio a nominação ao seleto grupo do Rock And Roll Hall Of Fame, em 2007. A banda continua na ativa, e lançou este ano seu último álbum, Ready To Die.

Após gravar dois discos na RCA, Iggy Pop resolveu trocar de gravadora, se livrando do contrato com o registro ao vivo TV Eye. Pela Arista Records, lançou em 79 o disco “New Values”. O cantor entrou na década de 80 com mais dois álbuns, que não tiveram grande sucesso comercial, o que motivou a gravadora a dispensá-lo. Após mais alguns trabalhos, lançou em 88 Instinct, cuja turnê fez Iggy Pop vir ao Brasil pela primeira vez. Em 1990, Brick By Brick atingiu altas colocações no mercado americano, alavancado pelo sucesso de Candy, parceria com a vocalista Kate Pierson. Outra participação especial registrada no trabalho é a do guitarrista Slash.