Iron Maiden

A história do Iron Maiden começou em 1975, quando o baixista Steve Harris deixou a banda Smiler. A nome do grupo foi inspirado em um conhecido instrumento de tortura. Contando com o cantor Paul Di Anno, a banda gravou a demo The Soundhouse Tapes, que vendeu 5 mil cópias. Com algumas mudanças na formação, o Iron Maiden lançou em 1980 seu primeiro disco, que levava o mesmo nome do grupo, e aumentou seu sucesso fazendo turnês com o Judas Priest e o Kiss.

Mesmo após o sucesso de seu segundo disco, Killers, o Iron Maiden começou a ter cada vez mais problemas com o vocalista Paul Di Anno, que segundo a banda, estava abusando no consumo de drogas. A solução encontrada foi demitir o cantor, e para seu lugar, foi convocado o vocalista do Samson, Bruce Dickinson. Com ele, gravaram o disco considerado até hoje um de seus maiores clássicos, The Number Of The Beast, que chegou a ser considerado por alguns conservadores como demoníaco. A polêmica foi benéfica para o grupo britânico, que vendeu muitas cópias devido a isso.

O Iron Maiden entrou na década de 90 como um dos maiores grupos de Heavy Metal do mundo, lançando No Prayer For The Dying, um disco mais direto que os anteriores, o que gerou muita controvérsias na época. O novo direcionamento se manteve no álbum seguinte, Fear Of The Dark, até hoje um de seus maiores sucessos. Após a saída do vocalista Bruce Dickinson, a banda passou por momentos conturbados, gravando dois discos bastante criticados com o novo cantor, Blaze Bayley. A solução para os problemas veio com o retorno de Dickinson em 1999, que trouxe consigo o ex-guitarrista Adrian Smith, que havia saído no final da década de 80.

O Iron Maiden sacramentou o retorno do vocalista Bruce Dickinson com o disco Brave New World, lançado em 2000. O trabalho mostrava uma banda renovada, e o grande sucesso de público mostrou que a banda precisava de Dickinson para voltar ao topo. O Iron Maiden encerrou sua turnê com uma apresentação para 250 mil pessoas no festival Rock In Rio, no começo de 2001. Este show foi posteriormente lançado em CD e DVD.

Para celebrar os 25 anos da turnê que resultou no disco ao vivo Maiden England, o Iron Maiden está atualmente fazendo shows inspirados nos apresentados no final da década de 80, quando divulgavam o álbum Seventh Son Of A Seventh Son. Apesar da temática da turnê, estão presentes nos atuais shows algumas músicas gravadas originalmente na década de 90.