Janes Joplin

Janis Lyn Joplin, que nasceu em 1943, foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a “maior cantora de rock dos anos 60″, ela alcançou a fama como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo. Seus tempos de sucesso duraram pouco – ela faleceu em outubro de 1970, tendo lançado apenas 3 discos de estúdio.

Janis Joplin, influenciada por grandes nomes do jazz e do blues, como Aretha Franklin e Etta James, fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico. Em 1971, um ano após sua morte, devido a uma overdose de heroína, saiu o disco Pearl, último com participação direta da cantora.

As últimas gravações que a cantora Janis Joplin fez foram das músicas “Mercedes Benz” – que saiu no disco póstumo Pearl – e “Happy Trails”, sendo esta última feita como um presente de aniversário para John Lennon, que faria aniversário em 9 de outubro. Posteriormente, o músico contou que a fita chegou em sua casa após a morte da cantora.

Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante o período, ela fez topless na praia, cantou em um bordel e foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina. A cantora também quase foi presa na praia, por suas atitudes consideradas “fora do normal”. Janis Joplin teve também uma breve relação amorosa com o rockeiro brasileiro Serguei.

No dia 3 de outubro de 1970, Janis Joplin visitou o estúdio Sunset Sound, em Los Angeles, para ouvir algumas músicas em que ela gravaria os vocais. Como não apareceu no dia seguinte, o empresário John Cooke foi até o hotel da cantora, onde a encontrou morta. Janis, que faleceu aos 27 anos, foi cremada no cemitério de Westwood Village, na Califórnia. Durante a cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.