Joan Jett

Joan Jett, nome artístico de Joan Marie Larkin, é uma cantora e guitarrista norte americana, nascida em 1958. Ela é uma das figuras femininas mais importantes da história do rock, e em 2003, Joan Jett foi nomeada pela revista Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos.

A guitarrista Joan Jett é conhecida mundialmente pelo hit “I Love Rock n Roll”, que ficou no 1º lugar da Billboard por mais de 1 mês, no ano de 1982. O disco de mesmo nome vendeu mais de 10 milhões de cópias mundialmente. A discografia de Joan Jett conta com 14 álbuns de estúdio, sendo o último, Sinner, lançado em 2006.

Joan Jett foi a fundadora do The Runaways juntamente com a baterista Sandy West. A banda durou entre 1975 e 1979, lançando 4 discos de grande sucesso. Em 2010, foi lançado o filme The Runaways, que conta a história do início da banda e de seu fim conturbado, decorrente do uso abusivo de drogas de toda a banda. O papel de Joan Jett foi interpretado pela atriz Kristen Stewart.

Em 1979, após o fim do The Runaways, Joan Jett começou sua carreira solo. Ela gravou três músicas com Paul Cook e Steve Jones, do Sex Pistols, para o disco que leva seu nome, lançado em Maio de 1980. Anteriormente, o trabalho foi rejeitado por 23 gravadoras, então a guitarrista lançou o álbum pela Blackheart Records. Joan Jett se tornou a 1ª mulher a começar sua própria gravadora.

A cantora e guitarrista Joan Jett se apresentou no Brasil em 2012, no festival Lollapalooza. Após seu show, ela ainda subiu ao palco do Foo Figthers, para tocar duas músicas de sua carreira, as famosas “Bad Reputation” e “I Love Rock n Roll”.