Queen

Queen é uma banda de rock britânica, formada em Londres, em 1971. Originalmente composta por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, a banda já vendeu mais de 300 milhões de cópias de seus álbuns no mundo inteiro e foi uma das mais populares bandas britânicas dos 70 e 80, apresentando-se com magníficas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas.

O Queen foi uma banda concebida no ambiente universitário londrino.

Derivada de um primeiro grupo chamado Smile, a banda juntou estudantes de astronomia, odontologia, eletrônica e história da arte para formar uma meteórica banda para tocar o bom e velho rock n roll sincero que nunca se importou com criticas ou modinhas, e com seu estilo único lotou estádios por todo mundo.

No começo, o Queen fazia uma música que não era nem heavy metal, nem progressiva, nem glam, embora flertasse com elementos desses estilos. Depois veio o punk, e o Queen era demasiadamente “musical” para aderir ao movimento dos três acordes, o que rendeu a Freddie Mercury títulos como cabeça oca, arrogante e megalomaníaco, por simplesmente não se render ao estilo dos três acordes.

Farrokh Bulsara, o nosso querido e eterno Freddie Mercury, nasceu em Stone Town em Zanzibar, e começou la sua carreira artística ate se mudar aos 23 anos para a Inglaterra onde entrou para aquela banda que o tornaria uma das maiores estrelas do mundo do rock, o Queen.

Freddie lançou alguns trabalhos em carreira solo, e também, ocasionalmente, atuou como produtor e músico convidado para outros artistas. Mas a maldita AIDS o levou de nosso mundo no dia 24 de novembro de 1991. Acabando assim com uma carreira de tantos sucessos entoados pelas multidões como em “We Are The Champions”.

Atualmente a banda Queen sem seu magnifico líder no comando realizou shows com o ex-vocalista do Bad Company, Paul Rodgers, em eventos beneficentes em prol de vitimas da maldita AIDS que levou Freddie Mercury.

A parceria com Rodgers chegou a render inclusive um disco de inéditas “The Cosmos Rocks”. Mas atualmente a banda segue fazendo raríssimos shows com o talento juvenil Adam Lambert, que segundo Brian May, faria Freddie se orgulhar.

Em 2015, em comemoração aos 30 anos do Rock in Rio, o supergrupo Queen + Adam Lambert se apresentou na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, para mais de 85 mil pessoas. A apresentação, além de conter canções da banda, incluiu o single “Ghost Town”, de Adam Lambert. No final do mesmo ano, Brian e Roger lançaram o álbum ao vivo A Night at the Odeon – Hammersmith 1975, contendo uma das primeiras apresentações após o lançamento de “Bohemian Rhapsody” em 1975.

 

Discografia

Álbuns de estúdio:

Queen (1973)
Queen II (1974)
Sheer Heart Attack (1974)
A Night at the Opera (1975)
A Day at the Races (1976)
News of the World (1977)
Jazz (1978)
The Game (1980)
Flash Gordon (1980)
Hot Space (1982)
The Works (1984)
A Kind of Magic (1986)
The Miracle (1989)
Innuendo (1991)
Made in Heaven (1995)

Álbuns ao vivo:

Live Killers (1979)
Live Magic (1986)
At The Beeb (1989)
Live At Wembley ´86 (1992)
Queen on Fire – Live at the Bowl (2004)
Queen Rock Montreal (2007)