R.E.M.

O R.E.M. foi uma banda de rock americana, formada em 1980 pelo vocalista Michael Stipe, pelo guitarrista Peter Buck, pelo baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry. A única mudança na formação aconteceu em 1996, quando Berry deixou o grupo, que continuou tocando com bateristas contratados. O grupo encerrou suas atividades em 2011, e em pouco mais de trinta anos de carreira, vendeu cerca de 80 milhões de discos em todo o mundo.

O primeiro lançamento do R.E.M. foi o single “Radio Free Europe”, que saiu em 1981. Logo depois, eles assinaram com uma grande gravadora para lançar seu primeiro disco completo, Murmur, em 83. Na sequência, veio Reckoning, gravado em apenas 16 dias. O terceiro álbum do grupo chegou as lojas em 1986, chamado Fables of the Reconstruction. Durante a produção do trabalho, a banda quase encerrou suas atividades, devido a conflito entre os membros sobre a sonoridade que o R.E.M. deveria seguir.

Em 1986, o R.E.M. lançou seu quarto disco, Lifes Rich Pageant, que manteve o nome do grupo em alta. O single “Fall on Me” chegou ao Top10 americano, fato inédito para a banda. Impulsionado pelo sucesso de The One I Love, o álbum Document recebeu disco de platina. O trabalho ficou marcado pelas letras de cunho político e sua sonoridade caótica. Este foi o primeiro disco do R.E.M. a vender mais de um milhão de cópias.

Após uma cansativa turnê, o R.E.M. resolveu entrar de férias no final da década de 80. Quando retornou com o disco Out Of Time, a banda emplacou grandes sucessos como “Losing My Religion” e “Shiny Happy People”, e logo depois, foi convidada a gravar um acústico para a MTV, que nunca foi lançado oficialmente. A música Everobody Hurts, presente em Automatic For The People, foi outro grande êxito do grupo. Ela foi composta pelo baterista Bill Berry, e contou com o arranjo de cordas feito por John Paul Jones, ex-baixista do Led Zeppelin.

O R.E.M, entre meados da década de 90 até o fim de suas atividades, lançou ainda mais sete discos, e em 2001, veio pela primeira vez ao Brasil, para um show no festival Rock In Rio. Em setembro de 2011, poucos meses após o lançamento do álbum Collapse Into Now, o grupo emitiu um comunicado informando que o R.E.M. deixaria de existir. Na época, a banda já estava a mais de três anos sem fazer shows.

 

Discografia

Álbuns de estúdio

Murmur (1983)

Reckoning (1984)

Fables of the Reconstruction (1985)

Lifes Rich Pageant (1986)

Document (1987)

Green (1988)

Out of Time (1991)

Automatic for the People (1992)

Monster (1994)

New Adventures in Hi-Fi (1996)

Up (1998)

Reveal (2001)

Around the Sun (2004)

Accelerate (2008)

Collapse into Now (2011)