Red Hot Chili Peppers

O Red Hot Chili Peppers é uma banda de Rock americana, formada na California, em 1983. O grupo é formado atualmente pelo vocalista Anthony Kiedis, pelo baixista Flea e pelo baterista Chad Smith, além de contar com o guitarrista Josh Klinghoffer, que entrou na banda há pouco mais de três anos. Em trinta anos de carreira, o Red Hot Chili Peppers já lançou dez discos de estúdio, vendendo mais de 75 milhões de discos em todo mundo, sendo 20 deles com o seu maior sucesso comercial, Californication, que chegou as lojas em 1999.

Em 1987, o Red Hot Chili Peppers lançou The Uplift Mofo Party Plan, seu segundo disco, que teve pouca repercussão. O vocalista Anthony Kiedis e o guitarrista Hillel Slovak abusaram no uso de drogas naquela época, o que culminou na morte de Slovak no ano seguinte, e no internamento de Kiedis para tratamento. Após se reestruturar, o Red Hot Chili Peppers convoca John Frusciante para a função de guitarrista, e lança Mothers Milk, que também marca a estréia do baterista Chad Smith.

O sucesso do Red Hot Chili Peppers veio com o disco Mothers Milk, de 1989. Contando com os novos integrantes John Frusciante e Chad Smith, o trabalho, que trazia uma cover de Higher Ground, de Steve Wonder, vendeu 2 milhões e meio de cópias. Em 1991, Blood Sugar Sex Magick, produzido pelo renomado Rick Rubin, chega a marca de 13 milhões de discos comercializados, sacramentando a banda como um dos maiores nomes da época.

Após mais problemas com as drogas e trocas de integrantes, o RHCVP volta a ter grande sucesso com Californication, que chegou as lojas em 1999. Impulsionado pelo sucesso de músicas como Other Side e Scar Tissues, o álbum totalizou 20 milhões de cópias vendidas. Neste turnê, a banda voltou ao Brasil após 6 anos, para apresentação única em São Paulo.

A última mudança de formação do Red Hot Chili Peppers aconteceu em 2010, quando o guitarrista Josh Klinghoffer entrou para substituir John Frusciante. Com o novo membro, a banda lançou I’m With You, e fez nova visita ao Brasil, tocando pela segunda vez no Rock In Rio. Com a produtividade em alta, a banda começou a lançar em 2012, mensalmente, uma série de 9 singles, que contém 17 músicas que sobraram das gravações do último disco. Todas elas estão reunidas em I’m Beside You, coletânea dupla em vinil.

Em 10 de janeiro de 2014 foi anunciado que a banda iria se apresentar, ao lado de Bruno Mars, no intervalo do Super Bowl XLVIII em 2 de fevereiro de 2014. A apresentação quebrou os recordes de audiência entre todos os shows de intervalo da história do Super Bowl, sendo assistida por 115,3 milhões de telespectadores. A apresentação da banda gerou polêmica pelo uso de bases pré-gravadas, e levou Flea a fazer uma justificação público pelo site da banda.

Após a apresentação no Super Bowl, a banda começou a compor material para o novo disco. Em junho de 2014, Chad Smith disse que a banda já havia composto 20 músicas e se preparava para compor mais algumas.

17 de novembro de 2014, Kiedis deu uma entrevista com KROQ onde anunciou que a banda iria voltar para o estúdio em dezembro para gravar seu álbum recém-escrito. Kiedis disse que esperava que o álbum contém 13 músicas, no entanto, é provável que eles vão “colocar mais 10 músicas em cima disso”. Kiedis sentiu que o novo álbum vai mostrar Josh Klinghoffer da vinda de idade como guitarrista e que o novo material vai tê-lo como um guitarrista e compositor se destacando muito. Durante o 21 de novembro em Nova York com Rolling Stones, David Fricke , Kiedis confirmou que, após 23 anos e seis álbuns, Rick Rubin não estaria produzindo o próximo álbum e esta seria a primeira vez, desde 1989, do leite da mãe que a banda trabalhou com alguém que não seja Rubin. Kiedis disse “Rick Rubin, infelizmente, não está produzindo este registro … Estamos prestes a experimentar com alguns indivíduos diferentes que são bons em produzir música por isso, quando um deles clica, nós vamos deixar você sabe que ele vai ser. É muito emocionante . Eu me sinto como se fosse um melhor lote de canções do que tivemos em um longo tempo … e eu nunca vi esses meninos com tanta fome de arregaçar as mangas e fazer um disco “.

Em 10 de janeiro de 2015, a banda fez seu primeiro show do ano novo e primeiro desde sua turnê terminou a junho do ano anterior, quando foram convidados pelo ator Sean Penn para realizar uma surpresa de 30 minutos, seis músicas do set para fechar seu quarto fundraiser anual , Sean Penn & Friends Help Haiti Home que foi fundada por Penn em 2010. O evento longo de quase quatro horas, realizada em Beverly Hills, CA contou com muitas celebridades, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e levantou mais de US $ 6 milhões.

Em 31 de janeiro de 2015, Flea postou em sua página no Twitter dizendo que Danger Mouse estaria substituindo Rubin como o próximo produtor. O tweet foi removido por razões desconhecidas, pouco depois de ser publicado. Em 15 de fevereiro de 2015 Flea novamente postou uma atualização álbum em sua página no Twitter dizendo “Nós ainda estamos escrevendo e fazendo demos”. Indo para cortar de verdade em poucas semanas! Um dia depois, Flea sofreu um braço quebrado durante uma viagem de esqui.

Em 25 de fevereiro Flea posta no seu twitter dizendo que o novo álbum sairá em Junho de 2015, o tweet também foi removido por razões desconhecidas, depois que foi publicado em seu Twitter. Em 27 de abril Flea posta que o novo álbum do Red Hot Chili Peppers terá o nome de “Magic Carpet Ride” mas muitos fãs ficaram em dúvida sobre o post.

 

Discografia

1984 – The Red Hot Chili Peppers

1985 – Freaky Styley

1987 – The Uplift Mofo Party Plan

1989 – Mother’s Milk

1991 – Blood Sugar Sex Magik

1995 – One Hot Minute

1999 – Californication

2002 – By the Way

2006 – Stadium Arcadium

2011 – I’m With You