Supertramp

O Supertramp uma banda de rock britânica formada em 1969. Inicialmente, o grupo teve o nome Daddy, mas pouco tempo depois mudou para Supertrampo. Apesar do trabalho inicial da banda ser baseado no rock progressivo, eles tiveram mais sucesso comercial e de crítica quando passaram a incorporar elementos mais convencionais e aceitáveis nas rádios em seu trabalho, em meados da década de 1970. O ápice da popularidade do Supertramp veio em 79, com Breakfast In America, que vendeu cerca de 28 milhões de cópias em todo o mundo.

Logo no começo da década de 70, o Daddy mudou seu nome para Supertramp, pouco antes de assinar contrato com a gravadora A&M. Em julho, chegou as lojas o disco Supertramp, e ainda em 1970, a banda foi uma das atrações do festival Isle Of Wight, ao lado de grupos como The Doors e Emerson, Lake And Palmer, além dos brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em junho de 71, saiu Indelibly Stamped, que marcava a mudança de função de Roger Hodgson, que trocou o baixo pela guitarra.

O Supertramp começou a obter reconhecimento de público e crítica com seu terceiro álbum, Crime Of The Century, lançado em 1972. O disco trazia uma banda reformulada, e obteve boas colocações nas paradas Americanas e no Reino Unido, além de ter chegado à primeira posição no Canadá. O sucesso forçou o Supertramp a gravar outro disco as pressas, e de acordo com a própria banda, Crisis? What Crisis é um dos momentos menos inspirados de sua carreira.

Impulsionado pelo hit Give a Little Bit, o disco do Supertramp lançado em 1977, chamado Even in the Quietest Moments, manteve seu nome em alta. Mas o ápice comercial da banda veio dois anos depois, com Breakfast In America, que vendeu milhões de cópias e foi o número um nos Estados Unidos. Com a chegada da década de 80, o guitarrista Roger Hodgson começou a trabalhar em projetos solo. O músico também pretendia passar mais tempo com a família, e isto acabou motivando sua saída do Supertramp em 1983.

No final da década de 80 o Supertramp se separou pela primeira vez, pouco tempo depois de vir pela primeira vez ao Brasil. Na metade da década seguinte, eles se reuniram, sem Roger Hodgson para uma série de shows, e desde então fizeram algumas turnês esporádicas. Em 2011, em nova reunião, Hodgson se ofereceu para se juntar ao grupo durante as folgas de sua turnê solo, mas sua sugestão foi recusada pelo grupo.

 

Discografia

1970 – Supertramp

1971 – Indelibly Stamped

1974 – Crime of the Century

1975 – Crisis? What Crisis?

1977 – Even in the Quietest Moments

1979 – Breakfast in America

1982 – …Famous Last Words…

1985 – Brother Where You Bound

1987 – Free as a Bird

1997 – Some Things Never Change

2002 – Slow Motion