The Who

O The Who é uma banda de rock britânica surgida em 1964. Com a formação clássica, formada pelo guitarrista Pete Townshend, o vocalista Roger Daltrey, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon, alcançou fama internacional ainda na década de 60, com sucessos como I Cant Explain e My Generation. Em 1969, o grupo lançou um de seus maiores êxitos comerciais, o Rock-Opera Tommy. A fórmula foi usada novamente em Quadrophenia 4 anos mais tarde. Este trabalho vem sendo executado na íntegra pela banda em suas recentes apresentações.

O The Who, em quase 50 anos de carreira, já lançou 11 discos de estúdio, além de inúmeros registros ao vivo. Neste período, o grupo comercializou mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. O mais recente trabalho da banda é Endless Wire, que chegou as lojas em 2006 e chegou a 7 posição nas paradas. O disco contou com a participação de Zak Starkey, filho do ex-baterista do Beatles, Ringo Starr.

O disco Who Are You, do The Who, chegou as lojas em 1978, poucas semanas antes da morte do baterista Keith Moon, devido a uma overdose. A banda fez a turnê de divulgação do trabalho com o músico Kenney Jones. No ano seguinte, mais uma tragédia na história da banda: 11 fãs morreram em um tumulto durante um show da banda no Estados Unidos. Após mais dois discos de estúdio, apesar do sucesso de vendas e público em suas apresentações, o The Who anunciou o fim de suas atividades.

Após reuniões esporádicas, o The Who anunciou que voltaria a ativa em 1989, contando com o baterista Kenney Jones. Já no ano seguinte, a banda foi introduzida no hall da fama do Rock And Roll. Em 1991, o The Who gravou a música Saturday Nights Alright For Fighting, de Elton John, que foi o ultimo registro de estúdio do grupo contando com o baixista John Entwistle, que, em 2002, foi encontrado morto em um quarto de hotel, as vésperas do início de mais uma turnê da banda.

O The Who anunciou em 2012 uma nova turnê mundial, executando na íntegra o rock opera Quadrophenia. As apresentações aconteceram na Europa e no Estados Unidos, e continuarão pelo Reino Unido e França ainda este ano. Na atual formação da banda estão apenas dois membros da formação original, o guitarrista Pete Townshend e o vocalista Roger Daltrey. Para o lugar do baterista Keith Moon, o The Who conta com o ex-Oasis Zakk Starkey, e no baixo, substituindo John Entwistle, está Pino Palladino. O irmão de Pete Townshend, Simon, também está em turnê com o grupo, como segundo guitarrista.